domingo, 20 de outubro de 2013



Caça-palavras





A imagem acima apresenta como sugestão de confecção do Jogo Caça-palavras de material de sucata, neste caso, tampinhas de garrafa pet e atilhos.  O Jogo de Caça-palavras é uma atividade que poderá possibilitar acionar alguns mecanismo de aprendizagem do indivíduo com Deficiência Intelectual. Dentre esses podemos destacar: a concentração, a memória visual e auditiva. Deve-se lembrar que é muito importante partir de palavras do universo ao qual o indivíduo já tenha tido contato, que seja dentro do contexto de seu vocabulário para em um momento secundário ir se ampliando. A variabilidade de intervenções e propostas do professor pode variar conforme seus objetivos a atingir com seu aluno. Pode partir de estabelecer relação imagem/palavra(auto-ditado), ditado(distinção auditiva/consciência fonológica) pelo professor para que o aluno encontre a palavra. Sempre na tentativa de que o aluno perceba a diferença dos sons(fonemas) que formam a determinada palavra em procura no Caça-palavras. Para que isso ocorra é fundamental que o professor estabeleça uma linha de questionamentos adequados a fim de atingir seu propósito, estar atento que tipo de relações de leitura e escrita seu aluno estabelece, para dar continuidade à aprendizagem deste.

2 comentários:

  1. Valquiria! Muito legal a tua proposta (e fácil de confeccionar)!

    ResponderExcluir
  2. Olá Valquíria,
    Gostei muito da sua indicação de atividade, tanto em função dos mecanismos de aprendizagem implícitos na sua realização, quanto por conta da possibilidade de integrar os alunos na confecção do jogo.

    ResponderExcluir